Já chegamos lá? Será que estamos vivendo os acontecimentos finais antes da segunda vinda de Cristo? Alguns zombam deste conceito até não poderem mais. Mas milhões de pessoas sabem o que Jesus disse que iria acontecer antes do Seu regresso. Tenho estudado estas coisas toda a minha vida adulta e estado atento aos “sinais dos tempos” quase todos os dias para ver exatamente onde nos encontramos em relação ao que a profecia divina revela sobre os últimos sinais que aparecerão antes do final desta era.
Porém, frequentemente evito falar dos “sinais dos tempos” (Mateus 16:3) em relação a acontecimentos atuais e ocorrências diárias. Muitos já se arriscaram a ensinar sobre certas coisas, mas acabaram descobrindo que predisseram prematuramente algum evento específico na Palavra de Deus que não aconteceu como pensaram que fosse acontecer. E caíram no ridículo, ao mesmo tempo que as verdades da profecia bíblica foram tidas como falsas em virtude de tais pronunciamentos incorretos.
Contudo, o bom senso nos diz que só porque alguém gritou lobo! falsamente e foi provado que essa pessoa estava errada, não significa que não existam lobos. E se você conhece o final da história, acabou que, de fato, apareceu um lobo quando as pessoas já não acreditavam mais por o menino ter gritado lobo! falsamente tantas vezes. E o lobo fez e aconteceu porque as pessoas, entorpecidas e endurecidas pela descrença, não deram ouvidos quando um lobo de verdade apareceu no meio delas.
Já chegamos lá? Onde estamos agora? Nos vídeos que fiz sobre este assunto, baseados principalmente nas profecias de Daniel, procurei focar nos eventos mais claros e definidos que as Escrituras destacam que acontecerão nos últimos dias desta era.
Um dos acontecimentos que eu sigo com mais atenção é a possível reconstrução de um templo judeu em Jerusalém, o chamado “terceiro templo”. Acredito que um templo assim, e a subsequente implantação de sacrifícios de animais, será um dos sinais mais significativos e inegáveis de que os últimos meses e anos que precedem a segunda vinda de Cristo sem dúvida alguma começaram.
Você me pergunta: “E isso já está acontecendo?” Por incrível que pareça já está, sim, e bem avançado. Pode procurar no Google “O terceiro templo” para saber tudo o que já foi feito nesse sentido em Israel atualmente. Há informações até de que já começaram a oferecer sacríficos de animais no templo. Porém, eu acho que ainda não foi cumprido o que as Escrituras falam sobre o assunto.
Estão acontecendo também muitas outras coisas. Jesus disse aos Seus discípulos: “Este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. (Mateus 24:14) Com certeza que este versículo não foi cumprido durante 18 ou 19 séculos; mas com igual certeza tem sido cumprido nos últimos 30 a 100 anos.
E outros versículos sobre os dias finais também estão ficando cada vez mais relevantes. Jesus disse: “Haverá fomes, e pestes, e terremotos em vários lugares” (Mateus 24:7). A dificuldade que eu sempre tive com estes versículos é que é muito fácil os céticos dizerem: “Sim, mas isso sempre aconteceu”. E, claro, em alguns aspectos eles têm razão.
A coisa é que neste tempo em que vivemos, agora mesmo, muito está acontecendo. Resta ver qual será o desfecho da atual crise do corovavírus. Alguns dizem que vai acabar sumindo e que as coisas voltarão a ser como eram. Mas muitos na comunidade científica afirmam que já é hora de admitir que se trata de uma pandemia global e se preparar para isso. No momento em que escrevo este artigo, estão acontecendo diariamente mudanças importantes na economia das nações do mundo em resposta ao coronavírus.
Foi só poucas semanas ou poucos meses atrás que a Austrália vivenciou os piores incêndios na história do país. Ao mesmo tempo, o degelo sem precedentes do pergelissolo no Ártico está liberando enormes quantidades de CO2 na atmosfera e contribuindo para as alterações climáticas que já são uma grande preocupação na maior parte do mundo.
Eu poderia mencionar mais coisas, como sabem. É do conhecimento geral que aqui nos Estados Unidos o país está tão política e socialmente dividido como estava durante a Guerra Civil mais de 160 anos atrás. Outra preocupação que muitos pais só agora estão começando a se dar conta é que existem agendas sendo incansavelmente seguidas na maioria das nações do Ocidente para tornar obrigatória a doutrinação de alunos da escola primária nos aspectos mais explícitos da percepção gay de sexualidade, e para que a lei não dê aos pais o direito de se oporem a isso. Quase não sai nas notícias, mas é uma coisa generalizada e contínua.
Esta situação também tende a cumprir outro fato que Jesus salientou como sinal de Seu regresso iminente: “Como aconteceu nos dias de Ló, assim será no dia em que o Filho do homem se manifestar. Mas no dia em que Ló saíu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, e destruíu todos.” (Lucas 17:28 e 29). Então parece que o Senhor também predisse que certos elementos de Sodoma e Gomorra seriam parte do espírito da época que precederia o Seu regresso.
Voltando à minha primeira pergunta: “Já chegamos lá?” Acontecimentos recentes me fizeram analisar novamente como tenho visto estas coisas. Sempre esperei que seria necessário haver alguma grande quebra econômica/social ou guerra a nível internacional para criar as condições propícias para os últimos dias do tempo do fim se desenrolarem. Mas existem cada vez mais sinais por todo lado que, sem dúvida alguma, parecem as coisas que eu há tantos anos esperava ver. Vale a pena observar tudo isso atentamente, e também se preparar, tanto espiritualmente como fisicamente.
Deixe um comentário